quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Museu Histórico-Abilio Barreto








Resumo:

BH é conhecida como a capital brasileira dos botecos. No Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), está em cartaz exposição voltada para esse tema, chamada Em volta dessas mesas, uma cidade – Bares como lugares na história de Belo Horizonte.
A exposição enfatiza que a cidade é marcada pela presença de bares, cafés e botequins, dos mais refinados aos populares, de grandes salas em que garçons circulavam entre mesas com tampo de mármore, aos pequenos estabelecimentos, com clientes em pé diante do balcão.
Entre os objetos, estão mesas, cadeiras, coleção de garrafas de cervejas e cachaças com marcas que não existem mais. Tem ainda uma mesa de sinuca que pertenceu a Juscelino Kubitschek, dentre outras raridades.
Comentário:
Realmente uma exposição com um ambiente mágico ao mesmo tempo muito realista.Com uma projeção fantástica e muito bem distribuída.
A exposição promete levar o visitante a uma verdadeira viagem pelos bares e botecos da capital mineira e suas histórias.
Bares e botecos ali demostrados como um ambiente de sociabilidade, mostrando a convivência social que reúne amigos; o da paquera, dos intelectuais, da boemia; e a de estabelecimentos históricos que marcam a cidade como patrimônio cultural e arquitetônico.
Em outro ambiente, pode ser ouvido até mesmo o burburinho que embala as conversas de boteco. Tudo montado estrategicamente para fazer da visita um verdadeiro tour.
Foi realmente um enriquecimento cultural. Uma viagem ao passado ate o presente pelos bares e botecos da capital mineira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário